sexta-feira, março 14, 2008

Leiturista - Profissão perigo!!

Olá pessoal... Mais uma sexta feira...chuvosa!! :P.... Esta foto que postei apresenta eu...hehe... separando meu serviço de contas na sala dos leituristas (Na verdade é um porão dos leituristas :P....) ... Olha só a bagunça. Toda vez que o serviço é de conta faço essa bagunça, para poder arrumar as ruas para entregar... e olha que são várias contas, hein!! :P.... Hoje tenho um assunto sério para falar para vocês... Quando os leituristas dizem que o trampo de leitura não é fácil, muita gente não acredita... Ontem, um dos leituristas da empresa em que trabalho foi covardemente agredido por um drogado... O cara simplemente chegou nele... o chamou, e quando o leiturista olhou p ele, o drogado que portava algo pontiagudo na mão, desferiu um golpe, acertando a testa do leiturista, por sorte não pegou o olho; em seguida o drogado saiu correndo... O leiturista viu todo o sangue escorrendo de sua testa e buscou ajuda de um morador da rua, que lhe deu uma toalha p tentar parar o sangramento e o levou p o hospital, onde todas as medidas foram tomadas, em seguida sendo feito um BO policial. O leiturista está bem, mas assim como eu e meus colegas, está indignado! O leiturista está sujeito as condições do tempo (chuva, sol...). aos animais e insetos perigosos (cães, marimbondos...), locais de difícil acesso ( morros., contruções...), consumidores de todo tipo de humor... e também a andarilhos drogados!! Essa situação foi de revoltar, afinal, o leiturista estava trabalhando e um malandro drogado as 10 da manha numa quinta feira, por pura maldade, o ataca.... Eu sou do tipo que sou a favor de achar esse cara e deixar ele sozinho com os leituristas por 30 minutos...depois entregar para policia, pq é um desaforo algo assim acontecer...e se esse cara é preso, em menos de um dia tá solto! Vai saber se esse deliquente já não atacou outras pessoas... mulheres...crianças... Ou vai atacar!! Por isso, quando vcs ouvirem alguém falar que a VIDA DE LEITURISTA é fácil, pense em todas essas situações que passamos e estamos sujeitos para poder fazer nosso trabalho.... Mais do que nunca, tenho certeza que o leiturista merece que seja incorporado em seu salário a taxa de peculosidade, ou seja, um bonus acrescido no salário por ser um serviço que apresenta riscos. PENSEM NISSO!! BRAÇÃO A TODOS!! :)....

18 comentários:

  1. NOssa Kampos, espero que este outro leiturista esteja bem, e vc mais doq ue nunca tome cuidado...please!!!

    Ah!falando em coisas boas, tenha uma otima festa e curta muito....bjão
    Renée Samora

    ResponderExcluir
  2. me fizeram um convite para eu ir trabalhar só que eu acho que no meu caso será mais dificil ou até mais facil não sei, vou trabalhar na zona rural, aqui como é uma cidade pequena talvez seja um pouco melhor, vou trabalhar de moto e eles vão pagar o aluguel dela, espero que der certo esse emprego

    ResponderExcluir
  3. oi amigo, tambem sou leiturista de rancharia/sp há 7 anos, eu tambem ja fui atacado so que por um cachorro, me encaminhei para um posto medico e tomei um monte de injecao, eles correm atras da gente como se fossemos bandidos para aplicar essas injecoes, aqui e o SAE,da prefeitura, por conta desse episodio pedi um adicional de periculosidade e a prefeitura esfregou o estatuto na minha cara, e assim mesmo a gente so tem valor quando nao vai trabalhar e outra pessoa nao consegue fazer o nosso servico, ai ficam ligando e pedindo informacoes que as vezes so nos temos, como enderecos, leituras, mas a gente nao e amparado por ninguem, acham que nosso servico e facil mas muita gente nao consegue nem sair do lugar se entregarem um coletor na mao deles, o negocio e lutar, estamos ai pra isso.......pena que a gente nao é visto com bons olhos, nosso salario e pessimo e so nos sabemos oq pássamos na rua...
    um abraco irmao

    ResponderExcluir
  4. Kampos a vida não é facil mesmo pois sou leiturista tambem ja tomei varias mordidas de cachorro em uma delas o desgraçado ficou dependurado no portão mordendo o meu dedo e a a mulher que passava na rua disse: Machucou? Não é que eu gosto de lavar mordida de cachorro pô brincadeira Mas espero que o colega esteja bem. Mais do que nunca deviam revisar o sálario que ta uma beleza escutar consumidor dizendo que não consumiu aquilo que esta registrado no hidrometro ou que você errou a leitura pô vá a M....! Aqui não temos respaudo nenhum da empresa que trabalhamos só não caiu ainda pelo empenho de meu camaradas que ralam para tirar a leitura e a nossa amizade que encoraja cada um de nós aqui. Meu caro amigo fica aqui o meu abraço e tudo de bom para nós LEITURISTAS.

    ResponderExcluir
  5. Esses sálarios q leituristas terceirizados da cemig recebem é uma vergonha,é muita responssabilidade,cansativo,perigoso,você está fazendo uma leitura q dela será calculado o valor da conta do consumidor,então o sálário deveria ser bem melhor pois estamos falando de BILHÕES e não essa mixária que vejo falar por aí,que vergonha em cemig.

    ResponderExcluir
  6. POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SE OS LEITURISTAS RECEBEM ALGUM TIPO ADICIONAL DE RISCO (INSALUBRIDADE,PENOSIDADE, RISCO).

    ResponderExcluir
  7. Olá, Td bem?

    Sobre o adicional, depdne da wmpresa, até quando eu trabalhava aqui em Poços de Caldas/ MG como Leiturista não tinha nenhum beneficio sobre periculosidade.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, trabalho aqui em Valença Bahia, e no SAAE daqui tambem nao paga mais estamos em busca desse beneficio, e descobrimos que em http://www.camarasantabarbara.sp.gov.br, OS VEREADORES APROVARAM UM ADICIONAL DE 10%, estamos na luta ja que os carteiros do correios recebem 30% de adicional de risco, contamos com o apoio de todos os leituristas. obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Aqui na cidade lutamos bastante por esse adicional tb, mas até eu sair da empresa, NADA!! :S....

    ResponderExcluir
  10. olaaaa pessoal, eu era leiturista até ano passado, ja passei tbm por varios apuros, hj sou monitor, uma especie de supervisor dos "Tace". Aqui tbm nao tem nenhum beneficio qnt a periculosidade ou coisa parecida! Tbm concordo com nosso parceiro ai, é uma vergonha ganhar um mixaria por tanta responsabilidade que carregamos, Somos a linha de frente deles. Aqui de onde eu sou é Sabesp.
    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Quando a gente consegue algum beneficio tipo insalubridade, ou alguma outra coisa, não dura muito tempo e já querem cortar; querem é ver o leiturista trabalhando de graça, aí sim eles ficam contentes, deveríamos é receber 50% de adicional anti-politicagem, pois o pior de tudo é enfrentar oposições aos nossos direitos por parte de políticos corruptos que querem economizar para poder embolsar mais, tirando do pobre trabalhador que são muitos para satisfazer a ganância de poucos.ÔÔÔ profissão ingrata.Qual a média salarial do leiturista?Desculpe o meu desabafo, amigo.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Demais, viu!! Passa ano, entra ano, e continua perigoso!!

      Excluir
  13. Boa noite , estou realizando um estudo sobre a coleta de energia , caso algum leiturista se interesse em participar , segue wats 99123_8358 , pago pela consultoria, obrigado

    ResponderExcluir
  14. Ola gente tbm sou leiturista aki em belem municipio de ananindeua no estado do para tbm acho um absurdo o q ganhamos correndo muitos risco na nossa rotina do dia dia muito assalto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Os riscos são enormes, já o pagamento... :S.... Isso não é um privilégio apenas de um estado, mas do Brasil todo, infelizmente... Muitos direitos que os Leituristas merecem ainda não são garantidos!

      Excluir
    2. Bom dia pessoal. Também sou leiturista há 12 anos já passei por três empresas terceirizadas e realmente os nossos benefícios são bem limitados. Mas atualmente aqui na minha cidades de Pernambuco estão dando m ticket de 523.00 produção e um adicional de 5% a mais do salário por mês vai depender muito do sindicato

      Excluir
  15. Sou Leiturista a 7 anos e aqui onde trabalho recebemos insalubridade ,já é alguma coisa mas os riscos são grandes e não recebemos periculosidade.

    ResponderExcluir