terça-feira, março 13, 2012

Quanto vale seu serviço?!

Olá olá, galera!! Tudo em paz?! Quarta-feira chegou... A sexta aos poucos se aproxima, e todos nós na correria da semana tentando resolver nossos problemas e pagar nossas contas. :P....

O título desta postagem deixa claro o que irei abordar. "Qual o valor do seu serviço?!". Eis um tema complicado para se tratar. Esse "valor" é visto diferente por cada pessoa envolvida.

Para você é um, para seu cliente é outro.

Ando bem desanimado com esta questão, ainda mais que trabalho com produtos intangíveis, ou seja, criações, que nem sempre precisam ir para um impresso, basicamente, e mesmo quando vão o valor dado não é pelo o que foi criado e sim pelo material da confecção.

O valor, para aquele que executa o serviço sempre é visto maior, afinal, você sabe o quanto estudou, o quanto investiu em material e também, não menos importante, o quanto investiu de tempo naquilo que faz, já para quem paga, ele na maioria das vezes não quer saber se você pagou quatro anos de faculdade, se os instrumentos que vocês usa para executar foram caros, se são bons e muito menos se o tempo que você gasta para o serviço poderia ser usado para outro cliente ou outro fim.

Ironicamente, é cobrado sempre agilidade e qualidade, elementos que só existem se você, como profissional, possuir os itens citados acima.

Eu tive uma professora que dizia, de foma muito sábia: "Não há um triângulo perfeito no qual englobe ao mesmo tempo em suas pontas "Excelente qualidade", "Preço baixo" e "Tempo reduzido"... Para você possuir pelo menos dois desses três itens é necessário sacrificar um", principalmente quando falamos em criações, porém, a maior parte dos clientes não pensam assim, eles querem os três itens e pronto.

Amo minha profissão como criador, publicitário, na qual ainda posso acrescentar o meu dom para os desenhos e minha criatividade para os textos, mas a falta de reconhecimento financeiro e mesmo assim a cobrança excessiva acaba por tirar um pouco do prazer, do "tesão", de fazer o que você tanto adora.

Oras, chega um ponto que se você não está satisfeito, se sente explorado, isso com certeza atrapalhará na sua criatividade e ai que a coisa desanda.

Espero que tudo melhore, porque trabalhar praticamente de graça não dá!! Não posso pedir paciência para as minhas dívidas como sempre me pedem quando me refiro a melhora no pagamento...

Correr atrás eu não paro... E continuarei assim, até achar uma valorização melhor para o que faço!!

Valeu pelas visitas aos meus blogs e fotolog, espero que estejam curtindo as postagens, e aguardo comentários, ok?! ;)....

Quem quiser, me siga no twitter: www.twitter.com/kamposss

Visitem o fotolog do VIDA DE LEITURISTA www.fotolog.terra.com.br/vidadeleiturista
Visitem também o blog CRIATURAS DA ESCURIDÃO www.criaturasdaescuridao.blogspot.com
Visitem também o blog GERAÇÃO ROCK´N ROLL http://www.geracaorocknroll.blogspot.com/
Visitem também o blog KAMPOS PRODUÇÕES http://www.kamposproducoes.blogspot.com/

BRAÇÃO A TODOS!! ;)....